Logística para e-commerce

O e-commerce está crescendo cada vez mais. Nos últimos anos, especificamente, a pandemia do Covid-19 acelerou esse processo e levou mais brasileiros às compras online, causando o crescimento de diversos e-commerces pelo país e no mundo. 

O brasileiro gostou de comprar online. Há tempos esse hábito se tornou algo comum para muitos, porém, com o isolamento social, esse tipo de procura se intensificou. Um levantamento feito pela Neotrust mostrou faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$160 bilhões, crescimento de quase 27% comparado a 2020. Analisando somente o primeiro trimestre de 2022, o setor teve alta de 12,59% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Para apoiar um crescimento sustentável, as empresas precisam de parceiros de qualidade e confiança e cadeias de suprimentos que funcionem bem. Por isso, escolher um parceiro logístico pode ser a garantia de sucesso do seu negócio.

Por que é importante organizar o processo logístico do e-commerce?

Pensar em logística para e-commerce é um desafio para muitos empreendedores no país. É fundamental ter um ótimo planejamento e se preocupar com todas as etapas do processo. Uma boa logística no e-commerce reflete diretamente no sucesso do comércio eletrônico. 

Veja algumas vantagens de investir em uma logística de entrega para e-commerce:

  • controle do valor do frete;
  • controle do estoque;
  • previsibilidade no prazo de entrega;
  • garantia de bom atendimento ao cliente.

Quantas vezes você, enquanto consumidor, ficou decepcionado com a falta de informação no processo entre a confirmação do pedido e a entrega do produto? Transparência e agilidade são fundamentais. 

Entendendo a importância de um bom e confiável processo logístico para um e-commerce, vamos pensar em um exemplo. Imagine que você comprou um presente de Natal para a sua mãe com antecedência, o previsto no site era de que a encomenda chegasse no dia 20 de dezembro, porém a entrega foi realizada apenas no dia 29 de dezembro.  

Nesse caso, a quem você atribuiria a culpa por ter chegado à ceia de Natal sem o presente? Ao e-commerce onde você comprou, certo? Por esse motivo, a logística no e-commerce é um fator que tem influência direta sobre a taxa de conversão das lojas virtuais e a satisfação do cliente. Como são várias as etapas mapeadas no fluxo logístico de uma loja virtual, quando não há organização, esse processo pode prejudicar a experiência de compra.

Uma pesquisa sobre logística promovida pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indica que 61% das lojas virtuais têm como principal problema o atraso nas entregas. Já problemas como extravios, furtos e roubos são as principais dificuldades enfrentadas por 39% dos entrevistados.

Entenda a importância da logística

Já falamos anteriormente aqui no blog sobre a importância da logística. Logística é muito mais que fazer entregas, ela é um ponto-chave para o sucesso das empresas, pois garante sua eficiência operacional e a satisfação dos clientes com a entrega dos produtos.

Nas operações logísticas, o gasto com frete representa a maior parte, com 58%, e gastos com armazenagem representam 23%, segundo a ABComm. Para solucionar essa questão, 55% das empresas repassam o valor do frete para os clientes, enquanto 30% delas adotam um modelo híbrido. Você precisa ter em mente como funciona cada parte do processo, desde a aquisição dos produtos com os fornecedores até o envio para o consumidor final. Algumas dicas para ajudar a logística do seu e-commerce:

•  Mantenha o seu estoque sempre atualizado – Para evitar a falta ou o excesso de produtos, você deve fazer uma gestão adequada e cuidadosa das mercadorias guardadas em suas estantes. Planeje também uma estratégia para a queima de estoques obsoletos e acumulados desnecessariamente. 

•  Evite atrasos no prazo de entrega – Atrasos ou falhas nas entregas podem provocar a perda do cliente. Jamais prometa prazos que você não será capaz de cumprir. Lembre-se, o tempo de entrega é contado desde a confirmação do pagamento do pedido.

•  Atente para os indicadores de performance – Os indicadores-chave de performance – em inglês, KPIs (key performance indicator) – são utilizados para avaliar periodicamente o desempenho dos processos prioritários para a empresa e identificar os que precisam ser melhorados. Entre os indicadores, o On Time in Full (OTIF) mede a eficácia no cumprimento de prazos e a eficiência de todos os processos de atendimento. Já o Order Fill Rate (OFR) mede o tempo interno necessário para o processamento do pedido. A chamada Acuracidade do Inventário serve para medir a diferença entre o estoque físico e a informação que consta no sistema de controle de estoque. Isso evita problemas como vender produtos que, na verdade, não constam mais em estoque. 

  • Escolha a melhor forma de transportar sua mercadoria – Além do custo, você deve considerar também a velocidade de entrega e se existe seguro em caso de extravio de mercadoria. Escolha uma boa transportadora. É importante estar atento às políticas de qualidade que as empresas oferecem, assim como os serviços prestados e as normas para a entrega de cargas.
  • Invista em plataformas de e-commerce eficientes – A escolha de uma boa plataforma de e-commerceé fundamental para prever cada um dos passos que sua empresa deverá tomar durante as etapas do processo de logística, garantindo assim, o bom resultado, além da satisfação e  fidelização dos clientes.

 

Como o processo logístico pode ser mais simples?

Melhorar a gestão de armazenagem e a distribuição logística, está no topo da lista de prioridades de todos os donos de empresas. Quando o processo é simplificado e executado de forma eficaz, os clientes ficam mais satisfeitos com o serviço prestado e ocorre um aumento da produtividade que o e-commerce pode oferecer. O fulfillment se responsabiliza por preparar os itens a serem enviados, incluindo armazenamento em depósitos, embalagem e emissão de etiquetas de postagens até a entrega à transportadora. 

Como toda terceirização de serviço, o lojista deve pesquisar e escolher sabiamente o parceiro. O objetivo deve ser agregar valor em seu negócio e escalar a operação de vendas. Isso, somado ao aumento de qualidade e redução de custos, pode ser um grande e rentável diferencial. 

A Chain conta com um time especializado para te ajudar em todo o processo logístico do seu e-commerce para você se preocupar só com o que importa, o seu negócio. 

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