Logística é muito mais que fazer Entregas

A logística é a central operacional de uma empresa, responsável por toda a movimentação, armazenagem, transporte e entrega. O objetivo é garantir que o produto chegue até o cliente da forma mais rápida, eficiente e econômica possível, desde o ponto de origem até o ponto de consumo. 

Logística é muito mais que fazer entregas, ela é um ponto-chave para o sucesso das empresas, pois garante sua eficiência operacional e a satisfação dos clientes com a entrega dos produtos.

Para isso, as empresas precisam ter um bom planejamento de logística e uma gestão eficaz da cadeia de suprimentos (supply chain), que começa no armazenamento da matéria-prima ou mercadorias, e termina na entrega do produto ao consumidor final. Explicando de forma simples, a logística é a área administrativa que cuida do planejamento, execução e distribuição de produtos, principalmente no que diz respeito ao transporte e armazenamento. 

Imagem 1: Processo do Supply Chain

 

Experiência Logística

Tudo gira em torno de o cliente ter uma experiência de compra muito positiva.  É necessário que tanto o produto quanto a entrega, satisfaçam às expectativas do consumidor. As empresas têm que entregar uma experiência positiva, completa e eficiente – desde o momento em que o consumidor realiza a compra, até o pedido chegar em sua casa – com o produto chegando dentro do prazo previsto e em perfeitas condições.

Atender as expectativas do cliente, é um dos fatores que mais influenciam o sucesso do negócio. Eles querem envios rápidos e bons parceiros logísticos, ajudarão você a atender e conseguir realizar um bom trabalho com essa importante demanda. Isso não só reduz o tempo de trânsito para que o pedido seja entregue mais rapidamente, mas também ajuda a reduzir os custos de envio. Trabalhar com uma empresa de logística eficaz ou realizar um bom processo logístico na sua própria empresa, significa que você pode concentrar seu estoque em um único local, facilitando a sua gestão e contar com a parceria de diversas transportadoras que otimizam as entregas.

 

Como otimizar a logística para sua empresa?

Dentro do contexto, a logística pode ser o elemento que vai trazer sustentabilidade para o crescimento do negócio, ou será o gargalo e a maior responsável pelas reclamações dos clientes. Basta um erro na cadeia, para sua marca ficar exposta.

Imagem 2: Produto sendo embalado

 

Logística Interna

Empresas com lojas físicas ou armazéns podem optar por fazer sua própria logística internamente. Nesses casos, a empresa tem uma equipe dedicada que recebe as mercadorias, as armazena e as seleciona quando um pedido é feito.

De qualquer maneira, você precisará fazer parceria com uma transportadora que coleta os pedidos e os entrega aos clientes. Dependendo do porte e segmento da empresa, esse processo pode ser simples ou envolver uma rede logística mais complexa

Um pequeno e-commerce, por exemplo, pode manter um estoque reduzido e utilizar os serviços logísticos dos Correios. Diferente de uma indústria ou grande empresa, que precisa de uma infraestrutura que pode envolver caminhões, aviões, armazéns, centros de distribuição e diversas operadoras para garantir a movimentação e entrega dos produtos e materiais. 

 

Logística terceirizada

Com o crescimento da operação, também se torna cada vez mais improvável que as empresas possuam estoques com tamanho e organização adequados para a demanda de pedidos. É preciso pensar em soluções modernas, que atendam às necessidades da empresa, mas que, especialmente, atendam às expectativas dos clientes e consumidores.

Para terceirizar este serviço, a empresa deve encontrar um parceiro que seja um ativo estratégico para o seu negócio. A terceirização irá te ajudar a reduzir custos, otimizar processos e aumentar a receita do seu negócio, através de:

  • Economia de tempo em tarefas administrativas e preços de envio com os parceiros logísticos. Isso resulta em redução de erros no processo, gerando melhorias também no atendimento;
  • Maior precisão na entrega dos pedidos. Gerando transparência e visibilidade para sua marca e seus clientes;
  • Tempos de coleta e envios mais rápidos, agilizando o processo de entrega.

Ou seja, a logística trata-se de um serviço de ponta-a-ponta que auxilia as empresas, do recebimento do pedido à entrega na porta do cliente.

Imagem 3 – Galpão logístico

A Chain oferece soluções completas para resolver toda a operação logística da sua empresa. Do recebimento do produto ao atendimento pós-venda, nós cuidamos da sua operação para você focar no seu negócio. Operamos com um sistema de gerenciamento de estoque confiável, integrações ágeis e um serviço operacional que garante que a terceirização logística seja bem-sucedida e sem esforço.Ficou clara a importância da logística e como fazer seu planejamento? Conte com o time da Chain.

Siga-nos

Possui dúvidas?

Entre em contato conosco através de nosso canal de atendimento.