Como estruturar a logística reversa do meu E-commerce?

O e-commerce vai onde o consumidor está. Com o isolamento social, essa se tornou a alternativa para muitas empresas e comércios que migraram parte ou 100% das vendas para o comércio eletrônico. Também tivemos um crescimento considerável de empresas que começaram suas operações somente na versão e-commerce. Nesse cenário, como planejar uma entrega eficiente? 

Quem já trabalhava com o e-commerce viu não apenas a demanda crescer a cada semana, bem como novos competidores. O faturamento do comércio eletrônico teve um resultado expressivo no ano de 2021: a alta foi de 48,41% na comparação com 2020. Considerando o mesmo período do ano de 2021 até o primeiro trimestre deste ano, as vendas do e-commerce cresceram 35,36%.  Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust/Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (https://camara-e.net/).

Esse processo pode parecer complexo e custoso, mas é possível criar um sistema de entrega ágil e econômico a partir de uma gestão eficiente e um bom parceiro logístico.  Uma empresa especialista em fullfilment como a Chain ajuda as empresas a oferecer uma experiência única e diversificada ao cliente. Isto é feito através do uso de recursos tecnológicos, dividindo corretamente cada parte do processo desde o recebimento e separação do produto, embalagem, impressão da Nota Fiscal e despacho da mercadoria. Consequentemente, ocorre a melhora da experiência do cliente no quesito da entrega.

Pensando nisso, é necessário investir em processos e tecnologias específicas para melhorar e incrementar seu e-commerce, visando o benefício e a eficiência para o cliente:

1. Estruture o fluxo logístico

Para ter sucesso em uma loja digital, é importante cuidar do processo de armazenagem, expedição e entrega de mercadorias de forma correta. No e-commerce, cada produto precisa ser entregue para o cliente no prazo esperado e nas condições ideais. Por exemplo, artigos frágeis precisam de cuidados especiais na embalagem e durante o transporte para evitar danos durante a viagem.

2. Invista em tecnologias no e-commerce, isso pode trazer à tona a eficiência dos processos de entrega

Sistemas de gestão empresarial estão chamando cada vez mais a atenção por suas inúmeras funcionalidades, capazes de otimizar uma série de processos e departamentos, inclusive o estoque e transporte de mercadorias.

3. Defina a melhor estratégia logística e otimize o custo e as opções de entrega

Quando você trabalha com um e-commerce, é possível expandir as possibilidades de atuação para todo o país e, até mesmo, para o exterior. Algumas estratégias podem ser úteis para potencializar ainda mais os resultados. Escolher uma boa transportadora é fundamental para garantir a qualidade do processo de entrega.

4. Defina um frete competitivo, com preço que se adeque aos padrões do seu setor

O cliente pode encher o carrinho e abandonar a compra se o frete é alto demais. Por isso, deve haver um planejamento com equilíbrio para os consumidores e para os e-commerces de uma forma vantajosa e inteligente, sem prejudicar os resultados da loja.

5. Gerencie a logística de estoques

Ter processos logísticos eficientes e uma gestão de estoque focada na redução de desperdícios é essencial.

6. Tenha uma logística reversa

É outro ponto que o empreendedor deve se atentar ao fazer a logística no e-commerce. Ela está ligada à troca ou devolução de mercadorias adquiridas pela internet. Adotar esse processo no e-commerce é uma excelente oportunidade para gerar vantagem competitiva entre os concorrentes. Leia mais dicas em: Como estruturar a logística reversa do meu E-commerce?

Avalie usar operadores de fulfillment

Se você opera seu e-commerce sozinho ou utiliza transportadoras para fazer a administração do seu estoque e entregas, avalie contratar um fulfillment, um processo especializado em logística de comércios físicos e digitais.

De forma resumida, o fulfillment se responsabiliza por preparar os itens a serem enviados, incluindo armazenamento em grandes depósitos, embalagem, emissão de etiquetas de postagens até a entrega à transportadora.

A Chain não realiza o transporte da mercadoria até o consumidor final. Porém, para a satisfação de nossos clientes, temos acordos com transportadoras, garantindo descontos e tarifas especiais. Sua empresa terá tanto os melhores parceiros para gestão logística quanto os veículos mais adequados para o transporte de seus produtos, tornando o processo ainda mais eficiente. O que você está esperando para contratar a Chain e aprimorar sua logística para e-commerce?

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